Saiba com a Wizard a importância de falar mais de um idioma !

Estude ! Vale a pena.

Pesquisa mostra que pessoas que sabem mais de um idioma têm maior capacidade de concentração em locais agitados. Mais tempo de estudo também ajuda a retardar doenças degenerativas, como Alzheimer.

Estudar um segundo idioma é realmente necessário ? Esta pergunta certamente já passou pela cabeça da grande maioria das pessoas ao menos uma vez na vida. Sim, é necessário e diversos estudos científicos apontam vantagens que vão muito além do fundamental melhor preparo intelectual que um jovem deve ter para enfrentar a vida profissional.

Um deles, desenvolvido pela Northwestern University, dos USA e publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences of United States of America (PNAS), aponta que pessoas bilíngues conseguem se concentrar melhor em ambientes agitados e barulhentos do que aqueles que falam apenas um idioma. Isso porque o estudo dos idiomas acaba por fortalecer áreas do cérebro que são usadas para perceber e analisar sons e ruídos. Dessa forma, o cérebro de uma pessoa que sabe mais de um idioma está melhor preparado para processar os sons que lhe interessam do que outra que não sabe. O mesmo acontece com os músicos durante ensaios, de acordo com o estudo.

No longo prazo, estudar também é uma das recomendações que os médicos fazem para reduzir e atrasar as possíveis manifestações de doenças neuro-degenerativas como o Alzheimer, por exemplo. De acordo com o coordenador do Instituto do Cérebro do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, dr. Edson Amaro Junior, estudar não impede que uma doença possa se instalar, caso a pessoa tenha propensão para isso, mas atrasa e dificulta sua progressão.

“Já está estabelecido que quanto mais tempo o indivíduo passa na escola, estudando, mais demora a sentir os efeitos da degeneração cerebral, no caso de doenças como Alzheimer e outras.”Segundo Amaro, esse tipo de problema em geral começa a se instalar a partir dos 20 anos, mas somente 40 ou 50 anos depois é que se manifesta. “Combinado com a prática de exercícios e alimentação saudável, quem estuda tem a chance de retardar os efeitos por cinco ou seis anos. Ou seja, o indivíduo tem vários anos a mais de convivência com a família e interação com o ambiente que o cerca. E isso vale para qualquer tipo de aprendizado, não somente de idiomas.”, finaliza (JLC).

Reportagem extraída da Revista Wizard – Agot/13

E você tem estudado outro idioma ? Venha para Wizard e conheça os nossos cursos.

Forte abraço!

Carla Attilia Longobucco
Wizard BH Savassi / Diretora 

 wizard savassi